tort

Acompanhe seu pedido!

13 de dezembro de 2012 0

Briefing:

“Temos um grupo de degustação de vinhos e costumamos nos encontrar com certa frequência e por isso acredito que você nos ajudará bastante.”

Quinta-feira, jantar, sete pessoas, com vinho!

Ele se interessou pela terrine Campagne, que na minha opinião é a melhor da casa. Além dela, pediu-me também o foie au Torchon (o que já afirmou ser bom de garfo), a conserva de figo, o folhado de salmão e brie, e finalmente uma torta provençal.

Muito bem! Comecei pela Campagne e pelo Torchon, que tomam mais tempo.

Ontem aproveitei para deixar a geleia de figo balsâmico pronta também. Figos frescos, grelhados em manteiga e açúcar, vão mudando de cor, caramelizando e finalmente recebem o aceto. Achei que faltava um pouco de pimenta na vida, e coloquei calabresa.

Para fazer o folhado fica mais fácil deixar muitas massas prontas no freezer. Eu faço uns dois quilos de massa no fim de semana e vou usando durante a semana. Não sei por qual motivo científico a massa fica melhor depois de congelada. O salmão foi curado ontem mesmo, com sal, açúcar e especiarias. Hoje já estava ótimo.

Pela manhã montei e assei o folhado, ficou assim:

Então só me faltava a torta!

Eu sou louca por tortas, herança materna… Minha mãe tem aquele hábito estranho de comer massa crua. Ela sabe até dizer se a massa vai dar certo, ou o que está faltando para dar. A minha massa fiz ontem, assim como o pré-preparo dos legumes. Tomates sem pele nem semente, desidratando no sal, abobrinhas também no sal, cebola roxa confitada.

Massa aberta sobre a assadeira, um pouco de tomate da conserva mi-confit refogado no bacon, por cima a abobrinha, depois o queijo de cabra cremoso, em seguida o resto dos tomates desidratados, mais abobrinha, um Casablanca ralado (bastante!) e por fim as pétalas de cebola rocha. E quando montei tudo, deu nisso:

Pedido encomendado, pedido entregue. Agora é só pegar o saca-rolhas e fazer a festa.

E deixe-me correr que amanhã tem mais!

Obrigada Paulo! Bom apetite!

 

Tags: